Por que devo me preocupar com educação emocional? 🤔




Diariamente passamos por situações que exigem de nós a habilidade de reconhecer emoções, as próprias e as dos outros. Além disso, é fundamental que não sejamos levados cegamente pelas emoções e sim que tenhamos capacidade de avalia-las, expressá-las e geri-las adequadamente.

Se você ainda está em dúvida da importância da educação emocional, vamos fazer um pequeno exercício de autoanálise. Vamos lá! 👇

          1. Pense em alguma situação que tenha te causado algum tipo de desconforto,                              irritação ou chateação. Olhando para trás, como você avalia que foi sua 
              reação frente àquela situação? Tem alguma coisa que você desejaria ter feito                              melhor?

          2. Houve algum momento em que você explodiu e depois se arrependeu                                          intimamente?

          3. Já aconteceu de você perceber que descontou sua frustração na pessoa errada,                        mas nunca teve coragem de se desculpar? Ou mesmo que tenha descontado                              na  pessoa “certa”, o fez de forma desproporcional? Se sim, chegou a se                                      desculpar e aprender com o erro?

          4. Tem algum rancor que você carrega por meses ou até mesmo anos a fio? Por que                      não conseguiu deixar para trás o que aconteceu no passado e teima em                                      arrastá-lo para o presente?

          5. Algum acontecimento da sua infância ainda te assombra e perturba seus sonhos                        ou seu dia-a-dia?

          6. Você já sentiu como se estivesse boicotando sua própria vida, repetindo                                      constantemente os mesmos erros?

          7. Alguma vez você ficou tão triste, tão chateado ou tão nervoso que acabou ficando                      doente nos dias que se seguiram?

          8. Você sempre consegue descrever o que sente, inclusive nomeando a emoção?

Situações e perguntas apresentadas nesses itens evidenciam a importância e a necessidade da educação emocional, que tantas vezes é deixada de lado. Tendemos a pensar que o manejo correto das emoções é algo inato e que não precisa ser ensinado. Mas isso não é verdade.

Quantos adultos você conhece que tropeçam quando o assunto é autocontrole? Quantos se veem presos numa maré de má sorte sem conseguir dela escapar? Quantos tem dificuldade em levar a vida com leveza, apreciando as coisas boas e enfrentando os desafios sem esmorecer? Quantos perdem empregos ou destroem o casamento por terem dificuldade no relacionamento interpessoal? 😵

Se lidar com as emoções pode ser uma tarefa difícil para os adultos, imagine para uma criança! Para essas, a dificuldade é natural pois estão aprendendo e se desenvolvendo. 

Algumas crianças vão se desenvolver melhor nesta área enquanto outras encontrarão grande dificuldade, o que impactará diretamente em sua capacidade para fazer amigos, manter amizades, suportar frustrações, superar desafios e seguir regras. Caso a criança se encontre dentro do no espectro autista, as dificuldades podem ser mais significativas ainda. Em qualquer caso, trabalhar a educação emocional de forma constante e divertida é fundamental para a construção e manutenção de uma base emocional sólida que garanta equilíbrio e tranquilidade no dia a dia.

Importante ressaltar que educação emocional não significa bloquear as emoções ou tentar abafá-las de alguma forma. Isso é algo muito arriscado, pois, mais cedo ou mais tarde, o que foi enclausurado e empurrado para baixo do tapete pode voltar de forma brusca e desmedida, reivindicando a atenção que não recebera.  Se trata sim te adquirir ferramental para lidar com as emoções da melhor forma.

As vantagens da educação emocional são inúmeras. Muitas delas difíceis de serem quantificadas ou especificadas, mas aqui vai uma pequena lista:

 ⟹ flexibilidade quando as coisas não saem como esperado
 ⟹ resiliência
 ⟹ controle de impulsos
  aumento do bem estar
 ⟹ aumento da auto-confiança
 ⟹ melhora no relacionamento interpessoal
 ⟹ empatia
 ⟹ apreciação das coisas boas da vida 
 ⟹ perspectiva

Quem não quer tudo isso na vida, né?

Você já conhece a TeraPlay e suas soluções inovadoras que buscam promover educação emocional, comunicação e regulação sensorial? 


Comentários

Postagens mais visitadas