O seu filho morde tudo?
Algumas
crianças amam mastigar, morder e roer objetos. Mas, mais do que isso, muitas
PRECISAM mastigar, morder ou roer para se sentirem calmas, focadas ou
reguladas.
A gama de
coisas que podem ser levadas à boca é gigantesca. Golas de blusa, cabelos,
dedos das mãos e pés, canetas, lápis, solas de sapatos, almofadas, borrachas e
até mesmo concreto e dry-wall podem fazer parte da lista de preferência de
algumas pessoas.
Mas por
quê???? – Essa é a pergunta que não quer calar.
É
importante ter claro que morder objetos não alimentares não é "mau"
em si. Levar objetos à boca e mordê-los muitas vezes faz parte da sequência
natural de desenvolvimento quando as crianças estão começando a explorar e
aprender sobre as propriedades físicas do seu mundo nos primeiros 1 ou 2 anos
de vida.
Mastigar
pode ser benéfico para as crianças mais velhas também. A grande entrada
sensorial fornecida para a boca e mandíbula ao mastigar (conhecida como
propriocepção) pode ajudar a acalmar o sistema nervoso quando superestimulado,
nervoso ou oprimido. É justamente por isso que muitas pessoas roem as unhas
quando nervosas ou ansiosas.
Morder
objetos também pode ajudar a "acelerar" o sistema nervoso quando
entediado ou quando necessita de entrada sensorial adicional, especialmente se
a criança é um buscador sensorial ou ficou sentada e inativo por um tempo. A
mastigação também pode ajudar as crianças a se concentrar quando eles precisam
ou mesmo bloquear as distrações e estressores no seu ambiente.
Embora
possa ser bom em alguns casos, a mastigação pode se tornar um problema
quando se torna tal foco que impede uma criança de ser capaz de participar
ou realizar atividades diárias funcionais, tais como jogar usando as mãos
ou realizar o autocuidado em tarefas como escovar os dentes, por exemplo.
O hábito
de mastigar também pode se tornar uma questão de preocupação se causa autolesão
(mastigando unhas ou pele para o ponto de sangramento), destruição de itens
(como lápis, roupas ou móveis) ou expõe as crianças a uma potencial asfixia
ou intoxicação por materiais tóxicos (como com pedaços de lápis, borracha,
drywall, ou concreto).
Então o
que se pode fazer para ajudar a criança que precisa mastigar?
Aqui
estão cinco dicas para ajudar as crianças que parecem mastigar tudo:
- Tente descobrir por que a
criança leva objetos à boca
Qual é a
causa raiz? Esta é a pergunta de um milhão de dólares.
Será que
a necessidade de mastigar da criança parecem emergir mais quando ele ou ela
está ansiosa, superestimulada ou entediado? Ela está tomando alguma medicação
que possa estar causando um aumento na mastigação? Ela apresenta deficiência em
algum nutriente (verifique com o pediatra) ou demonstra um comportamento
pica (desejo por itens não alimentares)? Será que ela sempre procura por
estímulos sensoriais (entrada proprioceptiva) através da via oral?
Mastigar,
roer e chupar são estratégias que o corpo pode usar para se acalmar e se
organizar, por isso é tão importante procurar padrões ou potenciais causas que
levam a criança a ter esses comportamento. Os terapeutas ocupacionais são os
profissionais que podem ajudar de forma mais assertiva nesta investigação.
- Proporcione mais
oportunidades de estimulação sensorial pesada para todo o corpo, todos os
dias
Quando as
crianças brincam de cabo-o-guerra, pulam numa cama elástica, sobrem por uma
parede de escalada, puxam ou empurram algo pesado como uma almofada grande, por
exemplo, seus corpos recebem massivas doses de estímulos sensoriais em
suas articulações e músculos, o que é chamado de "entrada
proprioceptiva". Terapeutas ocupacionais gostam de atividades de trabalho
pesado como essas por fornecerem organização e entrada sensorial calmante para
o cérebro.
Se a
criança mastiga porque busca entrada proprioceptiva por via oral, há uma boa
chance de a boca não é a única parte do corpo que precisa desse tipo de
estímulo.
- Proporcione oportunidades de
aumento de entrada proprioceptiva para a boca ao beber com canudo e comer
alimentos crocantes ou mascáveis
Os alimentos
que são crocante podem ajudar a fornecer estímulos sensoriais no queixo,
mandíbula e boca da criança que tem o hábito de mastigar itens não alimentares.
Por isso, pode ser útil para incorporar os alimentos que são crocante ou
mascáveis a fim de dar ao sistema nervoso o que ele está procurando; entrada
proprioceptiva oral.
Exemplos
de alimentos crocantes podem incluir granola, croutons, pita chips, barras de
granola crocante, cenoura, aipo, maçãs, milho, gelo ou macarrão (cru ou
cozido).
Exemplos
de alimentos mascáveis que fazem o queixo, boca e língua realmente trabalhar
duro pode incluir: chiclete, balas macias, pão italiano.
- Forneça oportunidades para
aumentar a entrada proprioceptiva para a boca através de itens
não-alimentares seguros
Brinquedos
e atividades que proporcionam estímulo sensorial proprioceptivo incluem
encher balões, soprar bolhas de sabão, flautas, gaitas, apitos e cata-ventos.
É possível também fazer vários jogos em que se usa o canudo para assoprar
e assim empurrar ou derrubar objetos.
Uma outra
possibilidade são os mordedores de silicone. Eles são brinquedos, colares e
pulseiras feitos especificamente para promover uma estimulação sensorial segura
e discreta para crianças, adolescentes e adultos.
Em nossa
página você vai encontrar opções de design e cores para todos os gostos. Todos
os modelos são produzidos com silicone de grau médico, aprovados pela FDA
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