A pirâmide das necessidades humanas



Talvez você nunca tenha ouvido falar na Pirâmide de Maslow, mas ela deixa bem claro o que leva as pessoas a fazerem ou buscarem algo. Quem a criou foi Abraham H. Maslow, um psiquiatra da década de 50, que decidiu esquematizar em camadas as necessidades humanas. 

As necessidades classificadas como primárias ou básicas estão na base da pirâmide, são universais, mais fáceis de serem alcançadas e são essenciais à preservação da vida. As necessidades secundárias ou complexas, por sua vez, estão relacionadas à satisfação pessoal, social e profissional. Para se passar para a camada superior, pelo menos uma parte das necessidades da camada anterior tem que ter sido saciada.

Então, seja para entender a você mesmo ou àqueles com quem você convive, de crianças a idosos, vale a pena conhecer uma vez que as necessidades impulsionam comportamentos, motivam, geram desejos e guiam ações de forma inconsciente ou não.

Vamos ver quais são essas necessidades:

  • FISIOLÓGICAS: respiração, manutenção da homeostase (funcionamento regular do organismo: hormônicos, temperatura etc), acesso à alimentação e à água, sono adequado e abrigo.
  • SEGURANÇA: recursos financeiros, abrigo seguro, corpo protegido, proteção aos bens, acesso à serviços de saúde, trabalho e ausência de doenças.
  • SOCIAL: bons relacionamentos dentro e fora da família, amizade, intimidade, pertencimento a um grupo e aceitação social.
  • ESTIMA: respeito por outros, ser respeitado, ser reconhecido, autoconfiança, autoestima e conquistas.
  • REALIZAÇÃO PESSOAL: moralidade, valores, liberdade, regulação emocional, controle sobre suas próprias ações, espontaneidade, auto-suficiência e autoconhecimento.
A insatisfação de qualquer das necessidades listadas por Maslow pode gerar muitos problemas como frustrações, inseguranças, angústias e medos. Esses, por sua vez, podem gerar comportamentos difíceis e disruptivos. Por isso, ao se tentar corrigir algum comportamento, não basta olhar para o comportamento em si e sim observar a necessidade que ele está tentando expressar ou alcançar.


Comentários

Postagens mais visitadas